Varizes: o que são?

As varizes são dilatações permanentes de veias que, geralmente, ocorrem nas pernas. Elas são parecidas com pequenas teias de aranha e a princípio surgem clarinhas e discretas, mas com o tempo começam a se espalhar pelo corpo, causando um efeito estético desagradável. Além do aspecto aborrecedor, as varizes ainda oferecem riscos para a saúde, visto que as veias dilatadas não funcionam normalmente, ou seja, deixam de levar o sangue de volta para o coração.

“O problema é mais comum em mulheres e é favorecido pela predisposição genética, mas hábitos como ficar muito tempo sentado também aumentam o risco do aparecimento e agravamento delas”, afirma Dr. Jermano Melo, cirurgião vascular da EDOVASC.

Existem dois tipos de varizes: as chamadas varizes primárias, que aparecem influenciadas pela tendência hereditária e as chamadas varizes secundárias que aparecem por doenças adquiridas no decorrer da vida e são de tratamento mais difícil. Mas com a ajuda de um angiologista, de um cirurgião vascular e de outros especialistas, você descobre como fazer para se manter longe desse problema.