Sinais que podem representar problemas vasculares

Muitos dos problemas vasculares podem ser identificados a partir de sinais tidos como “comuns” no dia a dia das pessoas. Nessas horas é sempre bom ficar atento a anormalidades que fogem da rotina, principalmente se elas passam a ser frequentes. Listamos alguns sintomas que podem representar a presença de problemas vasculares.

Inchaços constantes

Durante as estações mais quentes do ano é normal que algumas pessoas percebam que suas mãos, pernas e pés apresentem certo inchaço ao longo do dia. Porém, se o inchaço for constante – diariamente – e predominantemente nos membros inferiores é bom ficar atento. Isso é sinal de que sua circulação sanguínea não está trabalhando corretamente e pode indicar um problema vascular nas veias e/ou nos vasos linfáticos.

Dores intensas

Dores agudas nas pernas, principalmente, durante a noite que não passam mesmo durante o sono? É um forte indício de doença vascular venosa. Se você notar dores na região da barriga da perna durante uma caminhada ou qualquer exercício, é bom  procurar um angiologista, pois o fluxo arterial pode estar comprometido.

Veias tortuosas

Veias tortuosas são aquelas que ficam visíveis sob a pele. Apresentando uma coloração vinhosa, verde ou azulada e uma linha irregular, ou seja, semelhante a um espiral ou teia de aranha, esse vaso merece ser verificado.

Erupções na pele

São pequenos machucados  que tornam-se difíceis de cicatrizar ou que surgem sem razão aparente. Pode ser doença arterial ou venosa.

Cansaço sem razão

A perda de ritmo para realizar tarefas simples como caminhadas curtas, subir escadas ou a impossibilidade em permanecer por algum período em pé ou sentado é outro fator que precisa ser considerado. Se ao fazer alguma dessas atividades você sentir um cansaço fora do normal e notar a necessidade de parar, pois, as quando pernas apresentam sensação de peso  é sinal de que algo não vai bem.

Outros sintomas que merecem atenção

Além dos sintomas acima, também, existem outros sinais que costumam indicar um problema vascular, tais como: cãibras; insensibilidade em algumas regiões das pernas; formigamentos constantes; pernas ou pés frios – contrastando com a temperatura ambiente e demais áreas do corpo;

Em caso de aparecimento de um dos sintomas é preciso procurar um especialista em cirurgias vasculares para que possa ser feito o diagnóstico com precisão e rapidez.