Quais as partes do corpo podem aparecer as varizes?

Sabia que as varizes não surgem somente nas pernas? Apesar de serem as pernas a região do corpo onde elas aparecem com maior frequência, as varizes podem surgir em diversas partes do corpo, como rosto, nariz, pescoço, colo, seios, costas, barriga, nos braços, na bolsa escrotal (conhecida como varicocele), estômago, esôfago, fígado, pés, etc.

Mas por que as varizes aparecem mais nos membros inferiores (pernas)? Devido a veia grande safena, que se estende da parte interna do tornozelo até a virilha, ela é a responsável por cerca de 70% das varizes que aparecem nos pés, pernas e coxas e virilhas.

Outra explicação, é que é mais difícil para o fluxo sanguíneo circular no sentido contrário ao da gravidade e como isso exige um esforço bem maior do organismo, com o tempo as veias começam a não aguentar e acabam cedendo à pressão que o sangue exerce sobre suas paredes. O fato é que as veias começam a se deformar e aí aparecem as conhecidas varizes.

As varizes são fáceis de identificar, de início são “linhas”, vasinhos, que possuem tom avermelhado ou arroxeado, isso se dá devido o sangue que fica acumulado dentro deles. A saliência percebida também é outro ponto que pode ser observado. O calibre é uma boa forma de diferenciá-las, no caso das microvarizes por exemplo, o calibre é um pouco maior e a cor é próxima do azul/azul esverdeada. Com isso é importante avaliação médica especializada para identificar o tipo de variz.