O uso de roupas inadequadas pode causar varizes?

Muitos afirmam por aí que usar sapatos com salto alto facilita o retorno do sangue pelas veias, por diminuir, com isso, os riscos do surgimento ou agravamento de varizes. Outros afirmam justamente o contrário, destacando que eles causam problemas vasculares, porque impedem a movimentação adequada da panturrilha. Mas o que afirmam os especialistas?

“Seja como for, ainda não há consenso sobre a influência desse tipo de calçado sobre as veias. O que se sabe, entretanto, é que o uso contínuo de sapatos de salto pode causar problemas ortopédicos, como o encurtamento do tendão, tecido que liga o osso do calcanhar ao músculo da panturrilha. Porém, garantir a circulação adequada do sangue pode sim evitar varizes”, afirma Dr. Jermano Melo, Cirurgião vascular da ENDOVASC.

E quanto a roupas justas demais: podem ou não causar varizes? A sensação de cansaço e dor causada pelas roupas super apertadas gerou a ideia de que roupas justas demais podem causar varizes. Entretanto, segundo o cirurgião vascular Dr. Jermano, a influência é baixíssima, visto que elas não chegam a causar uma pressão tão grande como, por exemplo, a de sobrepeso ou a de ficar muito tempo sentado. Porém, especialistas recomendam, mesmo assim, priorizar roupas confortáveis e que não comprometam a movimentação e a circulação.