O que são Varizes?

As varizes são veias doentes da superfície dos membros inferiores (pernas e coxas), que com o passar do tempo se dilatam, ficam alongadas e tortuosas. Elas aparecem quando as estruturas internas dos vasos sanguíneos (válvulas) deixam de funcionar adequadamente, como consequência disso o sangue fica parado, causando o aspecto de veia inchada e mais visível sob a pele.

Fundamentalmente estão relacionadas a dois fatores principais: genética e envelhecimento. Há uma tendência hereditária para seu aparecimento ou por ficar por períodos prolongados na mesma posição (sentado ou em pé), mas nessa história as mulheres correm mais risco devido questões hormonais, gravidez e uso de anticoncepcionais.

São três tipos, as tronculares (saltadas e visíveis), micro varizes (não são salientes e possuem coloração azulada ou esverdeada) e reticulares que são pequenas ramificações, conhecidas como vasinhos ou aranhinha.

Podem ser consideradas leves ou graves. As leves são preocupações estéticas, não deixam de ser consideradas doenças mas não causam problemas de saúde imediato. Já as graves causam sérios problemas, como sangramentos, úlceras (feridas), eczema, infecções, vermelhidão, manchas, espessamento da pele, dor, flebite e mesmo a embolia de pulmão.