Exercícios físicos podem prevenir varizes. Você sabia?

Segundo o cirurgião vascular Jermano Melo, da clínica ENDOVASC, o sedentarismo proporciona o surgimento de varizes porque como não há o estímulo dos músculos da panturrilha e da planta dos pés, que funcionam como um segundo coração, o sangue deixa de ser bombeado para cima. Por isso, ele recomenda atividades, como caminhada, corrida leve e hidroginástica, para melhorar a circulação sanguínea.

Ele ressalta que levantar peso demais pode comprometer o fluxo sanguíneo em pessoas de idade mais avançada. “Os mais idosos devem evitar atividades muito pesadas, como a musculação, pois elas podem exercer sobrecarga nos membros inferiores, favorecendo a deterioração das veias”, alerta.

Além do sedentarismo, a obesidade também colabora para o aparecimento de varizes. Ficar em pé ou sentado, por outro lado, dificulta o fluxo sanguíneo, o que contribui com o aparecimento ou agravamento de varizes. “Por isso, pessoas que trabalham em uma mesma posição por muito tempo devem fazer pequenas pausas para se alongar e andar”, orienta Dr. Jermano.