Embolização de Hematúria

Hematúria ou sangue na urina é um sinal que ocorre nas doenças renais e não pode ser ignorado pelos portadores, nem pelos médicos. São varias as causas de hematúria, e entre elas encontramos o angiomiolipoma renal, tumor de bexiga e pseudoaneurisma renal.

Angiomiolipomas (AMLs) são tumores benignos e representam de 2% a 3% dos tumores renais. São duas vezes mais comuns em mulheres. A Embolização Arterial Seletiva (EAS) é efetiva e segura para tratamento dos angiomiolipomas renais, sendo usada na profilaxia de complicações dos tumores de alto risco, para contenção de sangramentos, para diminuir a invasão tumoral sobre o rim e como um auxiliar no pré-operatório, reduzindo o sangramento cirúrgico.

A embolização da artéria renal também pode ser uma alternativa para casos de hematúria macroscópica persistente, seja em pacientes com traumatismo renal por acidente ou iatrogênico. Pseudoaneurismas de artéria renal (PAR) caracterizam-se como lesões vasculares raras, de detecção clínica incomum. A literatura aponta diversas causas para tal condição, como nefrectomia parcial, procedimentos percutâneos, biópsia renal, trauma penetrante e, mais raramente, o trauma contuso. Devido ao risco de hemorragia por ruptura, é preconizado o tratamento através de Cirurgia convencional ou Embolização, este o procedimento de escolha, por ser minimamente invasivo, proporcionando uma recuperação e alta hospitalar mais precoce.