Ultrassom Doppler na detecção de má circulação

O ultrassom é uma ferramenta importante no diagnóstico dos problemas da circulação. Quando utilizado nos vasos para detectar o fluxo sanguíneo, ele é chamado de ultrassom Doppler ou duplex scan. Muitas doenças venosas podem ser detectadas precocemente pelo ultrassom.

Em veias normais, o ultrassom geralmente mostra as veias com ausência de trombos ou coágulos no seu interior. O resultado normal é a ausência de refluxo venoso ou insuficiência venosa. Veias normais geralmente têm paredes, calibre, dimensões e compressibilidade preservadas.

“Se o ultrassom visualizar trombos intraluminais, ou seja, coágulos no trajeto das veias do sistema profundo, o diagnóstico mais provável é a trombose venosa”, explica o Dr. Jermano Melo, cirurgião vascular da Clínica Endovasc, em João Pessoa-PB. 

Se o ultrassom visualizar insuficiência da veia safena, refluxo segmentar ou insuficiência segmentar, o problema mais provável são as varizes. Uma das principais causas das varizes são problemas nas válvulas das veias, que são mostradas no ultrassom como incompetência valvar ou incompetência valvular.