O que é trombose venosa profunda?

Trombose venosa profunda é o termo médico para a formação de coágulos de sangue dentro das veias profundas das pernas. Os médicos frequentemente chamam a trombose venosa profunda pela abreviação TVP.

O sangue normalmente coagula para estancar sangramentos. Quando o coágulo se forma dentro da veia, ocorre um bloqueio da circulação e o sangue não consegue retornar para o coração. Isto causa inchaço e dor na perna.

O problema mais grave ocorre quando o coágulo que está dentro da veia migra para o pulmão e bloqueia a circulação pulmonar. Isto prejudica a respiração, causa falta de ar grave e pode levar à morte. Os médicos chamam os casos em que o coágulo vai das pernas para o pulmão de embolia pulmonar. A embolia pulmonar é também conhecida como tromboembolia pulmonar ou TEP. 

Quais são os sintomas da trombose venosa profunda?

A perna com trombose venosa profunda normalmente tem:

  • Inchaço
  • Dor
  • Calor e vermelhidão

Algumas vezes, os coágulos se formam nas veias próximas à superfície da pele, ao invés das veias profundas. Estes coágulos causam dor e vermelhidão na pele, e é possível sentir que as veias ficam endurecidas. O nome deste problema é tromboflebite.

“Se você suspeita que tem trombose venosa profunda, entre em contato com o cirurgião vascular. Coágulos nas veias próximas à superfície da pele geralmente não são perigosos. Mas coágulos nas veias profundas podem ser fatais”, explica Dr. Jermano Melo, cirurgião vascular da Clínica ENDOVASC, em João Pessoa-PB.